Quantidade de Páginas visitadas

Apresentação



Veja no mapa o endereço da Escola





IDENTIFICAÇÃO
LOCALIZAÇÃO
HISTÓRICO
IMAGENS



        1.1. IDENTIFICAÇÃO


A Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca – Ensino Fundamental, código: 00430, tem o Governo do Estado do Paraná como Entidade Mantenedora. A Escola desde sua Fundação tem este nome, o qual, foi escolhido em homenagem ao primeiro presidente da República do nosso país.

No ano de 1959, instalou-se em Sede Progresso, município de Francisco Beltrão, a Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca. Com a emancipação política do município de Verê, em 1963 a referida escola, mantida pelo Governo do Estado do Paraná, passou a ser jurisdicionada por este município, usando o mesmo nome. Somente em 1984 a escola passou a oferecer o curso completo de 1º grau (1ª a 8ª série) passando assim denominar-se Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca – Ensino de 1º grau, recebendo a autorização para funcionamento pela Resolução N.º 255/84 de 25. 01. 84 e sendo reconhecido pela Resolução N.º 618/87 de 19. 02. 87. O Ato de Renovação do Reconhecimento do Curso se dá pela Resolução nº1084/03 D. OE de 23/05/2003. .

A partir de 1998, a escola passou a ser denominada, pela mudança de nomenclatura de Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca – Ensino Fundamental.

E apartir de 2012, a escola passou a ser denominada, Escola Estadual do Campo Marechal Deodoro da Fonseca Ensino Fundamental, por estar situada na zona rural e atender filhos de agricultores.



         1.2 LOCALIZAÇÃO

 

A Escola Estadual do Campo Marechal Deodoro da Fonseca está localizada na zona rural do município a, aproximadamente, 30 km do Núcleo Regional de Francisco Beltrão, no Distrito de Sede Progresso, distante 18 km da sede do município, Verê, Pr.


 

        1.3 HISTÓRICO


A Escola Estadual do Campo Marechal Deodoro da Fonseca – Ensino Fundamental – iniciou suas atividades, segundo informações da senhora Lourdes Michilin, em 1959, tendo como primeiro professor o Senhor Pedro Santana.

Neste mesmo ano (1959) foi contratada outra professora: a Senhora Lourdes Michelin, pois foram construídas duas salas em alvenaria. Havia, aproximadamente, noventa alunos, sendo que as turmas eram multisseriadas, tornando-se heterogêneas até mesmo pela idade defasada da maioria de seus alunos.

Toda a documentação e informações escritas sobre a fundação da referida escola foram perdidas devido a um incêndio na Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, na qual a Escola estava jurisdicionada.

No ano de 1963, com a emancipação política do município de Verê, a Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca passou a ser mantida pelo Governo do Estado do Paraná.

Somente no ano de 1984 a Escola passou a oferecer o curso completo de 1º grau (1ª a 8ª série) pela Resolução nº 255/84 de 25 de janeiro de 1984 da SEED, que autorizava a implantação gradativa da 5ª, 6ª, 7ª, 8ª série do primeiro grau, apresentada em assembléia no dia 15/02/1984 pelo então Inspetor de Educação Senhor Rovílio Renostro (lavrada em livro ata).

Neste ano de 1984 foram realizadas quarenta e cinco (45) matrículas de 5ª e 6ª séries. Também foi aberta uma turma de 6ª série no período noturno, pelo fato de haver alunos que por trabalharem durante o dia, freqüentavam as aulas à noite.

As professoras que ministraram aulas neste ano foram as seguintes:

  • Deolides Maria Bernardi Krüger: formada no Ensino Superior na Faculdade de Palmas, Pr - FAFI.

  • Lúcia Perardt: Ensino Médio – Magistério

  • Vera Lúcia Zitkoski: Ensino Médio – Contabilidade.

Também em 18/03/1984, houve eleição da APM da Escola onde consta em Livro Ata de nº 02/84, ficando a primeira diretoria assim composta para o período de um (1) ano:

  • Presidente: Valentim Bonato;

  • Tesoureiro: Agenor Nunes da Silva;

  • Diretor Técnico: Jandir Ribeiro;

  • Diretor Social: Danilo Bonato;

  • Secretária: Lúcia Perardt.


       1.4. IMAGENS


  


TOPO








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito